Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de junho de 2012

Entrevista editada por Juliana Falcão para o site vilamulher.com.br

Cantinho de fé - monte o seu!

Ter, 19/06/2012  


Cantinhos de fé
Foto/Divulgação Arte e Fé


A maioria das pessoas que seguem alguma religião gosta de montar um altar em casa. Ele serve como um espaço intimista e reservado para reflexão e oração, seja individual ou familiar. É como se, a qualquer hora do dia, você pudesse parar um momento para entrar em sintonia com suas crenças.

Regina Rossini, decoradora e consultora de feng shui, dá as dicas de como montar um minialtar em casa. Ela explica que, a partir da transformação de nossas casas em locais sagrados, criamos lugares muito especiais que nos ajudam a transformar e a reabrir nosso local sagrado interior.

"Dentro desse espaço sagrado é sempre muito importante a montagem de algum tipo de altar. Ele não precisa ser forçosamente ‘espiritual’ por natureza, mas somente uma área onde reservamos para colocar coisas importantes na nossa visão e dotadas de significado especial", conta a decoradora.

Entre os locais possíveis para a montagem de um minialtar estão: beiral de janela, área do piso, borda da banheira, tampo de uma cômoda ou mesinha de canto. "Temos minialtares em pequenas prateleiras de vidro, em oratórios de madeira e em salas ou varandas com a decoração totalmente dedicada a eles", lembra Regina.

Regina Rossini fez uma lista dos materiais típicos de altar. Segundo ela, os objetos citados devem falar ao coração e reforçar a fé na vida, nas pessoas, na bondade, em Deus, e em você mesma:

- Velas ou objeto de cor quente que simbolize o elemento fogo (estímulo/motivação);
- Incenso ou perfume predileto: dizem que o amor tem cheiro;
- Estátuas, imagens, símbolos e medalhas;
- Pedras trazidas pela correnteza;
- Cristais e pedras preciosas;
- Livros de preces e de inspiração;
- Declarações, escritos pessoais e ditados positivos;
- Música e cânticos - melodias que transformam seu estado de ser;
-
Água, fontes - traduzem limpeza, transparência e fluidez;
- Óleos de aromaterapia;
-
Flores: a delicadeza desses símbolos solares traz suavidade e graça para o ambiente;
- Cofrinho: a abundância financeira pode ser representada pelo cofrinho ou por moedas;
- Fotos: retratos de lugares e pessoas que amamos e admiramos são acréscimos maravilhosos para qualquer espaço de altar.


De acordo com o feng shui, se o minialtar for direcionado à religião e ao conhecimento, a sugestão de Regina é montá-lo na área de espiritualidade referente ao Ba guá, que fica sempre do lado esquerdo da planta baixa, relativo à entrada principal do imóvel.

A decoradora esclarece: "No guá da Família poderão se acrescentados objetos que lembrem a vida familiar harmoniosa, como fotos de reuniões felizes, bonsai de pequenas árvores,vaso com flores e elementos de madeira". No guá do Relacionamento, podem ser colocados mimos do casal e pequenas lembranças, como bilhetes, minipresentes e objetos em par. Na área de Filhos, as sugestões são objetos divertidos, como um mini sapatinho.
Confira as fotos:

 Foto/Divulgação Arte e FéFoto/Divulgação Arte e Fé

Antes de criar um minialtar em casa, você precisa pensar nos motivos pelos quais o quer. "O que esse espaço irá fazer por você? Vai usá-lo para ficar sentada, serena e silenciar o mundo? Para se ligar com seu eu superior? Para se livrar do estresse? Crie um álbum mental e selecione para as páginas em branco as fotos que você deseja para a sua vida a partir de agora. Então inspire-se e crie seu espaço sagrado!", finaliza Regina.

http://vilamulher.terra.com.br/cantinho-de-fe-monte-o-seu-13-1-48-473.html

De : Juliana Falcão

Nenhum comentário:

Postar um comentário