Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de junho de 2011

DECORAÇÃO

o    COMO A COR MUDA O AMBIENTE

Você já deve ter sentido isso: pinta um cômodo com cor mais escura do que antes e ele fica parecendo menor. Sim, a cor tem essa capacidade. Quem mora em apartamento pequeno, então, deve pensar: vou pintar tudo de branco...Hum...também não é assim. Usar tons claros é o mais recomendado para fazer o ambiente parecer mais espaçoso, mas deixar tudo branco pode criar a sensação de ambiente frio. Muitas vezes, por mais incoerente que pareça, o branco total acaba combinando muito mais com salas espaçosas e móveis modernos. Use a cor em seu favor, criando efeitos. Algumas orientações:

Se a sala for muito comprida, criando uma sensação estranha de sala-corredor, você pode aproximar as paredes menores pintando uma delas com tom mais escuro que as demais.

Apartamentos antigos, com pé-direito alto, podem ter o forro pintado com uma cor mais escura que as paredes. Isso faz o ambiente ganhar aconchego – em quartos é um ótimo recurso. Apartamentos mais novos, com pé direito de 2,60 m pedem pé-direito na cor branco ou creme.

Você tem uma coluna bem no canto da sala? Ao invés de escondê-la, ressalte-a com tons mais fortes do que o resto das paredes.

Salas quadradas podem ficar monótonas se todas as paredes forem de uma única cor. Escolha uma delas para usar um tom mais forte.


Para ressaltar quadros queridos, coloque-o sobre uma parede de tom escuro – berinjela, marrom, azul marinho, grafite e até preto. Lembre-se de mais uma regra: um objeto claro numa parede escura parece maior. Um objeto escuro numa parede clara, menor. Tente instalar um vaso verde-claro diante de um fundo vermelho -escuro e verá como o vaso dará a sensação de ser mais luminoso.


Salas em L, que sempre causam tantas dúvidas pois sua divisão muitas vezes é confusa, podem ter delimitação de ambientes feita por cores. No canto da refeição, use tons mais quentes. Na área que seria da sala de estar, use cores frias que ampliam o ambiente e trazem maior profundidade. “Artigo internet – Decoração”

Nenhum comentário:

Postar um comentário