Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ORAÇÃO DO DIA

Definição de Sabedoria (Rei Salomão, séc. X a.C.)  


Que Deus me permita falar como eu quisera,
e ter pensamentos dignos dos dons que recebi,
porque é Ele mesmo que guia a sabedoria e emenda os sábios.
Porque nós estamos nas suas mãos, nós e nossos discursos,
Toda a nossa inteligência e nossa habilidade;

Foi Ele quem me deu a verdadeira ciência de todas as coisas,
que me fez conhecer a constituição do mundo
e as virtudes dos elementos,
o começo, o fim e o meio dos tempos,
a sucessão dos solstícios e as mutações das estações,
os ciclos do ano e a posição dos astros,
a natureza dos animais e os instintos dos brutos,
os poderes dos espíritos e os pensamentos dos homens,
as variedades das plantas e as propriedades das raízes.

Tudo que está escondido e tudo que está aparente eu conheço:
porque é a sabedoria, criadora de todas as coisas, que me ensinou.

Ela é, com efeito, um espírito inteligente, santo,
único, múltiplo, sutil,
móvel, penetrante, puro,
claro, inofensivo, inclinado ao bem, agudo,

livre, benéfico, benévolo,
estável, seguro, livre de inquietação,
que pode tudo, que cuida de tudo,
que penetra todos os espíritos,
os inteligentes, os puros, os mais sutis.

Mais ágil que todo movimento é a Sabedoria,
ela atravessa e penetra tudo, graças à sua pureza.
Ela é um sopro do poder de Deus,
e uma irradiação límpida da glória do Todo-Poderoso,
assim nada de mancha pode insinuar-se nela…

… Embora única, tudo pode,
ainda que imutável em si mesma, renova todas as coisas...


 
Rei Salomão (séc. X a.C.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário