Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de setembro de 2012

JARDINS



JARDINS
  
Às vezes precisamos usar alguns elementos para fortalecer ou proteger nossa propriedade. Muitas vezes isto é feito plantando árvores, cercas vivas ou levantando muros. Os chineses descobriram que o Chi poderia ser aumentado com trilhas ,arranjos de pedras, pequenos lagos, gazebos, etc. Nos jardins este trabalho  é conhecido como “’o sangue vital  da terra viva”’.

Segundo o Feng Shui ,um jardim perfeito é criado quando temos elementos ásperos  ou irregulares contrastando com elementos lisos ou regulares: princípios  do equilíbrio e da harmonia.

As árvores são elementos especiais na técnica do Feng Shui, do plantio de várias árvores no fundo da casa para dar ‘’a proteção da tartaruga ‘”, até a colocação de uma só árvore na frente da casa  como elemento controlador. É bom lembrar que não devemos colocá-las logo em frente da porta para não impedir a entrada do  Chi. Será bom também escolher entre aquelas que não estejam sujeitas a cortes e podas contínuas.

É indicado o uso do pinheiro, salgueiro ou cipreste na frente da casa, pois representam a longevidade e são árvores muito auspiciosas.

Os chineses acreditam que cada aspecto possui um significado  simbólico, quando está adequadamente localizado. Exemplo:

*                    caminhos sinuosos simbolizam vida longa .
*                    Árvores representam força e proteção.
*                    Córregos simbolizam riqueza.
*                    Tanques, principalmente quando repletos de peixes, representam sucesso e  integridade.
*                    Os arranjos de pedras são vistos como símbolos de continuidade, devido às formas que podem tomar e aos elementos que podem incluir .

            Qualquer lago deve ser construído num formato natural e nunca quadrado ou retangular, as margens devem ser inclinadas e com flores naturais. As carpas trazem boa sorte para todo o jardim.

            As melhores plantas são as que possuem folhas, flores ou frutos e que duram muito. As plantas que simbolizam prosperidade e longevidade devem ser plantadas perto da casa.

EXEMPLOS: pelargônios associados à hortências aliam determinação e sucesso; forsítia com jasmim promovem vigor e amizade.
            Acredita-se que as flores bonitas refletem as características mais visíveis e gratificantes, retratados princípios de harmonia e simultaneamente aumentando o fluxo da força vital.







Nenhum comentário:

Postar um comentário