Se você estivesse diante de um desafio - seja subir uma montanha ou terminar um projeto no trabalho - , que tipo de pessoas você gostaria de ter ao seu lado? Pessoas pessimistas que lembrassem da probabilidade de fracasso ou pessoas otimistas que acreditassem no seu Sucesso?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6lT_g5VikEds0ayddOGyx8wgePZYpyODRMXH4iIeMwYr45ry47bL2c21pskdkLyJcaTyAaDcgqPn7myKsb_6thYq2RMF0eYH0Ztuvxsm23Sq-6JLUzEJjKocl9QTnfR-anSK3qcibfZYw/s1600/SMILE__AZUL.jpg)
Pense nas pessoas em cuja companhia você gosta de estar. Pense nas pessoas cuja a presença faz bem a você. O que elas têm em comum? Alguma delas é pessimista - está sempre esperando que o pior aconteça? Te colocando para baixo? Te criticando? ou te ignorando? Não. Nossa tendência é nos aproximarmos das pessoas que encaram a vida com expectativas agradáveis.
O máximo que encontrei nesse sentido foi uma mulher que, apesar de ter passado por experiências duras e sofridas, estava sempre animada e disposta. Perguntei-lhe a que devia esse otimismo e ela me respondeu sorrindo : "Deus me deu de presente um temperamento feliz. Num céu cinzento, se vejo uma pequena nesga mais clara, seguro as nuvens com as duas mãos e abro-as para que o azul do céu apareça."
Viver com satisfação é um dos grandes desafios da vida. É melhor que o enfrentemos com otimismo.
100 segredos das pessoas felizes - David Niven, Ph.D.